iNFOR / PT
Notícias e novidades de tecnologia, informática e entretenimento
> Personal Warm+Cool System Wearable Peltier Effect Climate Control (wow!!!) é o nome de uma engenhoca que, ao ser colocada na nuca, arrefece ou aquece o corpo conforme as necessidades. Segundo este site, basta à pessoa girar um botão numa direcção para arrefecer e noutra para aquecer.

Agora, o que não é explicado é o processo, ou mais correctamente - a "sensação" de mudança de temperatura que o corpo sente ao usar isto. Ou seja, não passa disso mesmo segundo este site que informa que este dispositivo funciona transmitindo frio ou calor àquela zona do corpo onde, haja coincidência, se situa perto do hipotálamo.

O hipotálamo fica localizado na parte central do nosso cérebro logo acima do pescoço e capta, entre muitas, a informação de temperatura vinda do sangue que, neste caso, já está a ser controlada pelo "aparelhômetro", fazendo o hipotálamo se aperceber de calor ou de frio vindo da nuca e, consequentemente, fazendo o corpo reagir de acordo - o que não quer dizer que o corpo em si vá ficar mais frio ou quente, são apenas reacções que fazem o cérebro pensar que está realmente a arrefecer ou aquecer quando, na realidade está exactamente com a temperatura oposta! Mais detalhes aqui.

"O ar-condicionado portátil pode ser um alívio, mas é preciso estar atento aos exageros. Afinal, o aparelho funciona enganando o cérebro."
0 commentários:
links para este post:
Criar uma hiperligação



---< Social Bookmarks >---

  • del.icio.us
  • Digg it