iNFOR / PT
Notícias e novidades de tecnologia, informática e entretenimento
12 julho, 2006
> Fazendo lembrar a lógica do filme The Matrix, a WMware (rival do VirtualPC da Microsoft) - conhecida pelo seu software criador de ambientes virtuais onde se instala um sistema operativo de raíz como se de uma outra máquina real se tratasse - disponibilizou gratuitamente a primeira versão do seu software WMware Server ao público.

Este programa tem a capacidade de instalar servidores virtuais em servidor reais (diga-se físicos), com a vantagem de este conseguir tirar o máximo proveito dos resursos físicos do servidor-base para os fornecer controladamente aos servidores virtuais instalados. Desta forma, pode-se ter no mesmo servidor vários sistemas operativos diferentes e evita-se a aquisição de novos servidores físicos para se obter praticamente a mesma finalidade com o uso de virtuais, visto estes conseguirem tirar o máximo proveito do hardware do servidor onde estão instalados.

Outra vantagem, a meu ver espetacular, é o facto de cada um dos servidores virtuais trabalharem sobre uma máquina feita únicamente por software (virtual...) e, se existirem quaisquer problemas a nível físico do servidor-base, os ficheiros onde os servidores virtuais estão instalados podem ser facilmente movidos para outro servidor onde corre outro WMware Server, pois o ambiente onde estão instalados pode, a nível de software, ter sempre a mesma configuração de hardware virtual! Ha?!

Ainda na linha deste tipo de software, aqui ficam outros: o original WMware Workstation (versão básica), o WMware ESX Server (versão para enterprises) o QEMU, o Microsoft VirtualPC, o bochs, o PeerPC, o Microsoft Virtual Server, o Xen Source e, para quem é masoquista, o Linux-VServer. :)

Virtual, virtual, virtual...é o poder da virtualização!!

Mais informação, aqui.
0 commentários:



---< Social Bookmarks >---

  • del.icio.us
  • Digg it